Menu fechado

A Secretaria de Mobilidade Urbana e Meio Ambiente de Itupeva encerrou os eventos da Semana do Meio Ambiente nesta sexta-feira (8), dando mais um passo importante na questão da sustentabilidade, com a inauguração do PEV – Posto de Entrega Voluntária para descarte responsável de lâmpadas residenciais, lixo eletrônico, pilhas e outros objetos.

“É uma grande satisfação para a nossa equipe inaugurar esse local que vai ser uma opção para a população descartar esse tipo de material, que vai receber um encaminhamento correto, garantindo a preservação do Meio Ambiente. Agradeço toda a equipe, que tirou o projeto do papel e tornou realidade, com apoio do prefeito Marcão Marchi, e também a participação da Cooperativa de Recicladores de Itupeva”, apontou o secretário.

Localizado na Chácara do Abobrinha – junto à Secretaria – o PEV está preparado para receber lâmpadas residenciais, pilhas, baterias e lixo eletrônico como computador, impressora e telefones. Os materiais recolhidos serão encaminhados à Cooperativa de Recicladores, para que sejam destinados ao local adequado de descarte.

“É realmente muito importante ter este ponto, porque nem tudo é descartado corretamente, tem gente que joga na rua, contaminando o solo, a água e prejudica muito o ambiente. Esperamos que as pessoas se conscientizem e aproveitem esse espaço”, comentou a presidente da CRI, Clair Aparecida Barbosa.

Ecobarganha – A Prefeitura também conta com o programa de educação e conscientização ambiental que oferece uma troca para quem descartar óleo de cozinha. Neste caso, para cada dois litros de óleo de cozinha usado e descartado no programa, é fornecido um produto de limpeza à pessoa que colaborou com a ação. Além do ponto de coleta na Chácara do Abobrinha, o programa também é realizado regularmente nas escolas do município. Só neste ano, mais de dois mil litros de óleo já foram recolhidos.

Semana do Meio Ambiente – As ações em Itupeva tiveram início segunda-feira (4), com o evento de conscientização ao não abandono de animais domésticos e silvestres – uma parceria da Prefeitura com a Faculdade Max Planck de Indaiatuba – no Centro.

No Paço Municipal, uma parceria com o Centro de Reabilitação de Animais Silvestres (CRAS) Mata Ciliar, localizado em Jundiaí, buscou sensibilizar a população sobre a importância da fauna silvestre e doméstica, abordando temas como abandono, maus tratos e tráfico de animais.