Menu fechado

Os prefeitos de Itupeva, Campo Limpo Paulista e Várzea Paulista decretaram nesta segunda-feira, dia 28, Estado de Emergência em seus municípios. Por causa da falta de combustível e da entrega de materiais, as três cidades também, assim como Jundiaí, vão priorizar os atendimentos emergenciais e urgentes.

Itupeva

A justificativa do prefeito de Itupeva, Marcão Marchi, é o desabastecimento de combustível, gás de cozinha e outros insumos transportados por caminhões, além da dificuldade nos deslocamentos da população. “Estamos garantindo com o decreto a manutenção dos serviços essenciais, como coleta de lixo, transporte de pacientes e patrulhamento das viaturas da Guarda Civil Municipal, Polícia Militar, Bombeiros, Defesa Civil e Polícia Civil, além dos atendimentos de urgência e emergência”, destacou o prefeito.
O estado de emergência prevê ponto facultativo para as repartições públicas municipais nesta terça-feira (29) e quarta-feira (30).
Saúde – A partir desta terça-feira (29), duas UBSs (Unidades Básicas de Saúde) funcionarão em regime de urgência, nos bairros Rio das Pedras e Centro, para curativos, aplicação de vacinas e atendimentos de urgência – das 7 às 16h horas.
O Hospital Municipal Nossa Senhora Aparecida continuará funcionando 24 horas para casos de urgência e emergência. O Centro de Especialidades Odontológicas (Ceom) também terá atendimento à população na avenida Brasil, 294.
Aulas – Na Educação, as aulas em todas as unidades da rede municipal de ensino permanecem suspensas.
Transporte municipal – A Viação Itupeva informou que vai manter o funcionamento das linhas normalmente, pelo menos até quarta-feira.
Transporte intermunicipal – A empresa Rápido Luxo Campinas continua trabalhando com frota reduzida devido à escassez de combustível. Os ônibus circulam com horários de domingo.
Paço Municipal – Permanece fechado.
Coleta de lixo – Funciona nesta terça-feira (29), conforme o cronograma.

Várzea Paulista

Ambulância, Defesa Civil, Guarda Civil Municipal, equipes de Trânsito, Procon e a coleta de lixo domiciliar e hospitalar funcionam nesta terça-feira (29).
O decreto do prefeito, Juvenal Rossi, porém, foi publicado no Imprensa Oficial de número 278, desta segunda-feira (28). Facilita e Prefeitura não atenderão.
Aulas – Continuam suspensas.
Saúde – As Unidades Básicas de Saúde também suspenderam o trabalho nesta terça-feira (29). Funcionários e pacientes estão com problemas de locomoção em razão da falta de combustível em toda região. Nesta segunda-feira (28) foi muito baixa a procura pelos serviços.

Campo Limpo Paulista

O prefeito, Japim Andrade decretou, também nesta segunda-feira (28), estado de emergência pelo desabastecimento gerado por conta da paralisação dos caminhoneiros. Além disso, por decisão do Comitê de Gestão de Crise do município, terça-feira (29) e quarta-feira (30) serão pontos facultativos, exceto para serviços essenciais. O número do decreto é 6612. Funcionarão nesta terça e quarta-feira, 29 e 30, serviços como Guarda Municipal, Defesa Civil e Hospital de Clínicas apenas para emergências. A coleta de lixo será mantida. A varrição de ruas será feita parcialmente, com 50% das equipes. O serviço funerário funciona normalmente. Complexo Esportivo Central ficará aberto das 5 às 21 horas.
Saúde e Educação – Escolas, creches e Unidades Básicas de Saúde ficarão fechadas, assim como Paço Municipal, Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social, CRAS, CREAS e demais equipamentos públicos.
Transporte Público – De acordo com a empresa Rápido Luxo Campinas, a frota segue reduzida e serão praticados horários de domingo.

Jarinu

Educação – As aulas da rede municipal estão suspensas nesta terça e quarta-feira.
Saúde – Trieste, Maracanã, Campo Largo, Primavera, Ambulatório Central e Fisioterapia, as consultas foram suspensas e serão remarcadas.
Transporte público: ônibus circulam com escala reduzida, compreendendo entrada e saída de empresa