Menu fechado

Que as terras itupevenses são férteis, isso não é novidade. Cada vez mais as plantações obtêm sucesso no município e a agricultura tem expandido as vendas até para outros países. Uma das novidades no cultivo em Itupeva, agora, é a tangerina sem semente – com mais de 50 toneladas produzidas somente este ano.

As mudas foram adquiridas em Limeira e hoje os pés chegam a quase dois metros de altura, carregadas com frutas que podem chegar a 1 quilo cada. A colheita é feita manualmente, com as máquinas auxiliando no acondicionamento da tangerina – são separadas por tamanho pelo equipamento e acondicionadas em diferentes caixas.

Além da fruta, os 36 alqueires do sítio também dão espaço para plantação de pitaia, laranja, pêssego, uva, atemoia, maçã e caqui. “Temos produção o ano todo, por isso a importância de ficar com um olho nas frutas e outro no calendário”, completou o administrador

“É muito legal ver como a administração na parte da agricultura faz a diferença no negócio. Admiro o trabalho dos agricultores, pois eles praticamente seguem um calendário e não perdem nenhuma colheita”, afirmou Marcos Brunholi, secretário de Agricultura e Turismo, durante visita técnica ao sítio.

Apoio – Desde 2017, o prefeito Marcão Marchi tem realizado diversas ações que beneficiam os agricultores. Recentemente, a Prefeitura de Itupeva conquistou um posto de atendimento do Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária). O objetivo é facilitar a emissão de documentos e orientação aos agricultores.